Conheça os benefícios do alongamento para a saúde e o corpo.

0
305

alongamentoAlongamento melhora a postura, facilita a mobilidade e proporciona bem-estar e uma vida  mais saudável.

O alongamento é recomendado para todas as idades e ambos os sexos.

As pessoas da terceira idade beneficiam-se muito com a prática regular dos exercícios de alongamento, elas tem uma melhora significativa na qualidade de vida e na saúde.

 Alongar é preciso!

Conhecendo os benefícios do alongamento:
Como toda atividade física é recomendado uma avaliação médica antes de iniciar as atividades, principalmente para quem tem problemas como osteoporose e hérnia de disco, mas a prática do alongamento é indicada para todas as idades, independente da capacidade física e gênero sexual. O melhor horário para alongar-se é no horário da manhã, com o intuito de despertar  os músculos alongando-os para que a tensão do dia não sobrecarregue os mesmos, provocando o encurtamento e o alongamento na parte da manhã proporciona mais disposição para as diversas funções ao longo do dia. O ideal é fazer as aulas de alongamento pelo menos três vezes por semana,  ou alongar-se todos os dias pelo menos por 20 minutos.

O alongamento traz muitos benefícios, seja para melhorar o desempenho nos esportes e atividades físicas, reduzir o risco de lesões, corrigir a postura, aumentar a capacidade de concentração e o controle dos movimentos ou ainda aliviar a tensão e as dores.
Mobilidade e flexibilidade: O alongamento deixa os músculos maleáveis, melhora a mobilidade e faz com que a transição da inatividade para a atividade seja realizada sem sobrecarregar o corpo. É imprescindível alongar-se antes e, principalmente, depois dos exercícios físicos para evitar o risco de lesões. Não fazer alongamento depois de qualquer atividade física pode levar ao enrijecimento dos músculos e a distensões musculares.

Correção de postura: A medida que o tempo passa vamos adquirindo erros de postura devido as atividades cotidianas repetidas, a falta de exercícios físicos e ao próprio envelhecimento.O alongamento contribui para mudar este quadro, resgatando a postura correta, fortalecendo os músculos de forma equilibrada, aliviando tensões e dores causadas pela má postura ou mesmo por músculos enfraquecidos, por ex. músculos abdominais fracos causam dor na lombar pois a coluna assume o papel de sustentar a região abdominal.

Aumento da consciência corporal: Os exercícios de alongamento levam você a ter mais  consciência do seu próprio corpo, descobrir  habilidades e fraquezas, além das partes mais tensas e as já enrijecidas. Quando você encontra algum desconforto ou mais dificuldade para realizar um exercício específico de alongamento significa que seu corpo encontrou um músculo mais rijo e tenso e seu corpo está respondendo ao estímulo, já em alongamentos leves ocorre a liberação de endorfina e proporcionam a agradável sensação de bem-estar. A respiração é outro fator que merece atenção durante o alongamento, o ritmo e a frequência devem estabilizar enquanto o exercício está sendo feito, se ao contrário disso, o ritmo acelerar é possível que seu corpo ainda não esteja pronto para esse exercício específico. Fique atento aos sinais do seu corpo, eles dizem muito sobre você e procure respeita-los e aja de acordo com os mesmos.

Massagear os órgãos:
O alongamento estimula os órgãos e a circulação sanguínea, melhora o funcionamento do corpo e ajuda na eliminação de resíduos e toxinas do sangue. Os movimentos de alongar, dobrar, virar massageiam os órgãos internos, especialmente aqueles que são vitais e as glândulas, como fígado, rins, intestinos, pâncreas e glândulas supra-renais. A massagem destes órgãos ao alongar-se beneficiam a saúde do organismo, no caso do pâncreas ao ser massageado pelo exercício do alongamento, promove a estabilização da glicemia e acalma.
A respiração serena e profunda, praticada durante o alongamento, também beneficia os órgãos melhorando o funcionamento dos mesmos, uma vez que estimula a liberação de toxinas para fora do corpo a cada expiração.

Alongar-se promove o bem-estar e relaxamento

Alongar-se faz você sentir-se bem e revigorado, isso acontece através dos hormônios do bem-estar que são liberados durante a atividade e espalhados por todo o corpo promovem a sensação de bem-estar e vitalidade.
No alongamento, enquanto o corpo e a mente relaxam, os batimentos cardíacos e a pressão sanguínea estabilizam-se renovando a energia, por isso é tão importante alongar-se durante o trabalho, mesmo que por alguns minutinhos, pois você recarrega a energia e melhora o seu rendimento.

O alongamento acalma o sistema nervoso ao liberar a tensão comprimida entre as camadas de músculos, ossos e articulações. Essa tensão, se  for mantida no corpo ao longo do tempo, causa envelhecimento precoce, sensação de corpo pesado e indisposição para as atividades do dia a dia. Quando o cérebro relaxa por meio do alongamento corporal, reverte esse processo ao enviar sinais para que as células se renovem e proporciona o sentimento inverso, ou seja, com o alongamento ganhamos mais energia e sentimos-nos rejuvenescidos e bem dispostos.

Exercícios de alongamentos diariamente promovem uma melhoria significativa na saúde e ajudam a manter a disposição e a flexibilidade independente da idade cronológica. Alongue-se!

 

Rating: 5.0. From 1 vote.
Please wait...

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here