Aprenda a meditar e fique zen!

1
148

meditarMeditar faz um bem enorme para a saúde  física e mental.

Se você é do time dos estressados, ansiosos e daqueles que não conseguem dormir bem, seja bem-vindo ao mundo da meditação e viva muito melhor!

Meditar é um jeito simples e eficiente para acalmar a mente, relaxar, sentir-se em paz consigo mesmo e manter o equilíbrio emocional. O estresse diário, a vida corrida, a competitividade e os problemas e afazeres cotidianos afetam o bem-estar e a qualidade de vida. Tirar alguns momentos do dia para você meditar ajuda no relaxamento e alívio das tensões e  do cansaço tão presentes no nosso dia a dia. E não pense que meditação é coisa apenas para monges e hippies. Você também pode e deve meditar!  Entre os benefícios da meditação estão a redução da frequência cardíaca, o aumento da serotonina (neurotransmissor que confere bem-estar) e da melanina (hormônio que auxilia no sono) e o melhor controle do humor.

Então, é hora de praticar e levar uma vida mais zen!

Vem com o Saudável Brasil que a gente ensina os primeiros passos para você entrar no delicioso mundo da meditação.

O ambiente é importante. O local escolhido deve ser silencioso e limpo. Prefira a penumbra.Se puder, aromatize o ambiente com óleo essencial de lavanda ou outro aroma de sua preferência e coloque uma música baixa e suave.

Deixe os ombros bem relaxados.

Sente-se! A posição mais comum e acessível para a meditação é sentado. Sente-se no chão ou  em uma cadeira. Se você optar por sentar no chão, o mais confortável é  sentar-se de pernas cruzadas sobre uma almofada. Conforto é fundamental. Agora imagine um fio que se estende desde o topo de sua cabeça, puxando suas costas, pescoço e cabeça para cima em direção ao teto em uma linha reta. Sente-se ereto. Não incline a coluna nem para a frente nem para trás.

 Relaxe o corpo todo! Feche os olhos e solte bem o corpo, relaxando  parte por parte, uma de cada vez. Comece com os dedos dos pés, pés, tornozelos, pernas e continue assim por todo o  corpo. Lembre-se: relaxe os ombros, o pescoço e mandíbulas. Essas áreas são fortemente atingidas pela tensão do dia a dia.Mantenha-se quieto e silencioso. Concentre-se na sua respiração. Respire em silêncio e profundamente. Envolva o seu diafragma e encha os pulmões, mas não force a respiração. Vá devagar! Inspire pelo nariz e solte o ar pela boca vagarosamente. Observe e sinta  a respiração passando pelo nariz, garganta, tórax e abdômen à medida que o ar flui para dentro e para fora.

Durante o tempo que você faz a respiração, procure pensar em algo bom, uma frase ou mantra, que você goste e a repita para você mesmo silenciosamente. Observe que sua mente vai começar a acalmar-se. Isso não significa que os pensamentos deixem de surgir. E quando os pensamentos vierem, fique tranquila e tente colocá-los de lado e mantenha a atenção no ambiente calmo, na música, na sua respiração e no seu mantra.  Não se preocupe se sua mente estiver atribulada e cheia de pensamentos. Com o passar dos dias, estes momentos de  tranquilidade irão trazer mais foco e calma para sua mente e você conseguirá entregar-se totalmente ao relaxamento oferecido pela meditação.

Comece meditando por períodos mais curtos de tempo (5 a 10 minutos). Quando você estiver mais mais confortável com a  prática, aumente o tempo e  medite mais. Determine um número de respirações para fazer durante o tempo em que está meditando. Ao final delas, é o momento de ir voltando aos poucos  a atenção para o seu entorno. Faça isso, delicadamente, mexa os dedos das mãos e pés.  Mova os braços e as pernas. Abra os olhos. Movimente-se vagarosamente e levante com calma.

Aos poucos, percebe-se mais os benefícios da prática da meditação e quanto mais praticar mais ficará “craque” em desligar-se totalmente do mundo que o rodeia. Mas, não estranhe se não sentir nada de diferente nas primeiras vezes que meditar. Isso é normal. Para ter efeito, a meditação deve se tornar uma prática rotineira. Comprometa-se a realizá-la diariamente, sempre na mesma hora. Continue e persista até que os benefícios sejam notados e você sinta a diferença na sua vida.

  • Por uma vida mais zen. Medite!

Rating: 5.0. From 1 vote.
Please wait...

1 COMENTÁRIO

  1. […] na nossa onda zen, hoje vamos falar do […]

    No votes yet.
    Please wait...

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here