Treino Funcional e seus benefícios.

0
191

treino funcionalVocê já ouviu falar do Treino Funcional? Hoje o Saudável te conta tudo sobre essa modalidade que trabalha o corpo de forma integral, tonifica os músculos e emagrece.

O treinamento Funcional trabalha principalmente força muscular, flexibilidade, coordenação, equilíbrio e capacidade respiratória.

No início, as atividades são realizadas apenas com o peso do próprio corpo e em um estágio mais avançado são incluídos acessórios e aparelhos que promovem um ganho ainda maior para os praticantes do treino Funcional.

Os exercícios do treino Funcional são em geral bem mais divertidos do que os treinos tradicionais, até porque já fazem parte do nosso cotidiano através dos movimentos que executamos para realizar as tarefas do dia a dia, só que no treino  os movimentos são executados com outro foco e devidamente acompanhado por profissionais da área de acordo com o objetivo e necessidade de cada um. No prática do treino funcional o profissional deve considerar os movimentos  naturais que o corpo realiza, como: agachar, empurrar, girar, pular, correr,levantar, saltar, andar, virar, enfim os mais diversos movimentos do dia a dia.

Quem pode praticar o Treino Funcional?

Qualquer pessoa pode praticar desde que não tenha nenhuma restrição médica, por isso  antes de iniciar o treino Funcional é recomendável uma avaliação da saúde por um médico. Lembre-se sempre de informar ao professor qualquer problema ou restrição de saúde que possa ter o quadro agravado pelo exercício. As pessoas de vida sedentária devem iniciar a prática com exercícios mais simples, pois o Funcional tem relação com o histórico de vida de cada praticante, as pessoas que praticaram atividades físicas constantes adaptam-se melhor a este tipo de treino.

Quais são os benefícios?

O exercício deixa o corpo definido e tonificado por completo , e independe de  exercícios específicos para trabalhar bumbum ou barriga separadamente. A movimentação constante exige um grande gasto calórico que contribui para o emagrecimento saudável e perda de gordura pelo organismo.  Os praticantes do treino Funcional ganham um corpo sequinho e musculatura definida. Além desses benefícios, o Funcional ainda melhora a flexibilidade, equilíbrio, coordenação motora e o condicionamento respiratório. O treino Funcional contribui e muito na melhora da qualidade de vida e da autoestima.

Benefícios do Treino Funcional para os idosos:

Considerando a particularidade de cada um e respeitando os limites individuais, o treino funcional traz grandes benefícios para a turma da terceira idade, pois os exercícios simulam situações vividas diariamente e que representam as grandes dificuldades enfrentadas pelos idosos no dia a dia. Nesta fase da vida é comum que haja uma perda óssea e perda de massa muscular e o treinamento funcional ajuda a fortalecer o CORE  (Centro de Gravidade do Corpo) onde se encontram os músculos abdominais, lombares, glúteos e os oblíquos.

Lembre-se! Mantenha uma alimentação saudável, hidrate-se bem e pratique atividade física sempre respeitando seus limites, dessa forma  você ganha  saúde, beleza e mais qualidade de vida. Nós do Saudável queremos contribuir para uma vida  leve e saudável e consequentemente mais feliz.

 

 

Rating: 5.0. From 1 vote.
Please wait...

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here