Combata a Insônia e Aprenda a dormir melhor

1
23

Sofrendo de insônia? Nossas dicas podem te ajudar!

A insônia é a mais frequente perturbação do sono. Consiste em dormir mal, descansando pouco, por mais horas que se esteja na cama. Passar, de vez em quando, uma noite em branco é comum e acontece a todos. O problema surge quando esta situação se torna recorrente. Dificuldades em adormecer em menos de 30 minutos e/ou de manter a continuidade do sono e/ou despertar muito antes da hora de levantar são os principais sinais que caracterizam a insônia.

como melhorar seu sono insônia

Veja de seguida as dicas que o Saudável Brasil te dá e que ajudará a combater este incômodo:

– Crie o ambiente ideal

Tenha sempre presente que o quarto é o espaço principal para se dormir. Por isso, o trabalho e quaisquer tipo de preocupações devem ficar sempre do lado de lá da porta. Este espaço deve estar limpo e arrumado. Organize o que precisa de ser organizado e proceda à eliminação de objetos supérfluos, assim como eventuais fontes de ruído.

Recorrer a persianas, cortinas e blackouts é outra das opções que lhe permitirão mergulhar na escuridão sempre que desejar. Se tiver que se levantar durante a noite para ir ao banheiro, acenda apenas uma luz de presença. A temperatura ambiente deve ser amena, de forma a que não sinta muito frio, nem muito calor.

Preferencialmente, convém que a divisão em que dorme tenha janelas, para que possa ser arejada diariamente. Para que o sono seja suave, é necessário que o colchão e o travesseiro, seja o mais adequado. Existem modelos ergonômicos que promovem o repouso e um sono tranquilos. A cama deve ser espaçosa e os lençóis de algodão.

– Use o pijama certo

O seu corpo tem que se sentir repousado e pronto para adormecer. Assim, convém que não durma com roupa apertada. Vista um pijama ou camisola que permita a liberdade de movimentos e que tenha uma textura confortável que não irrite a pele.  No verão opte por tecidos mais leves e que deixem o corpo respirar.

– Acerte o despertador

O despertador deve ser silencioso e discreto. Programe-o para a hora em que se deverá deitar e depois reacerte-o para a manhã seguinte. Para que este truque funcione, tem que estabelecer um horário fixo para dormir e para acordar, mesmo aos fins de semana. Idealmente deverá dormir entre sete a oito horas. Se sofre de insônias, não ceda à tentação de dormir uma sesta ou sentirá ainda mais dificuldade em reorganizar os hábitos de sono.

– Deixe o computador, o celular e a televisão fora do quarto

Nos minutos que antecedem a hora a que se vai deitar, não pode estar imerso numa atividade que requeira muita concentração e que não possa ser interrompida. Ler ou relaxar ao som de música são os preliminares para uma noite repousante. Se pertence ao grupo das pessoas que se aloja no sofá a ver televisão e nunca mais de lá sai, avisamos já que a luz que o aparelho emite fomenta as insônias.

O mesmo acontece em relação ao computador. Como este pode ser um hábito difícil de quebrar, opte por reduzir as sessões e prefira programas que não lhe tirem o sono. É importante que essas dicas virem hábitos diários para garantir que sua insônia não volte após um certo período de tempo.

Rating: 5.0. From 1 vote.
Please wait...
COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. […] É muito importante ter em mente a necessidade de ter cuidados adequados com sua pele e não somente confiar em uma única forma de tratamento. Isso significa seguir à risca aqueles mandamentos que todos conhecemos de cor e salteado e de trás para a frente: mantenha a pele limpa, tenha cuidado com o uso prolongado de maquiagem, não deixe de usar o protetor solar, procure seguir uma alimentação saudável e balanceada, beba muita água, e evite o abuso de álcool e cigarros e tenha boas noites de sono. […]

    No votes yet.
    Please wait...

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here