Varizes: veja dicas para evitar o problema.

0
287

varizesAs varizes acometem homens e mulheres e não são apenas um problema estético, elas causam dor e inchaço nas pernas e podem provocar doenças mais graves.

O problema acomete homens e mulheres, mas ocorre mais frequentemente entre as mulheres, devido a atuação dos hormônios  e  já no caso dos homens, o fator hereditário é determinante para o surgimento das varizes.

Conhecer os fatores que causam e agravam as varizes é fundamental para prevenir e evitar problemas futuros.

Causas das Varizes: As varizes podem ser causadas pelo fator genético, obesidade, cigarro, má alimentação, ficar na mesma posição por longos períodos e ainda no caso das mulheres, a gravidez e as alterações hormonais favorecem o aparecimento das indesejáveis varizes.

Dicas para evitar as varizes:

Perca os quilinhos extras: Quando falamos de vida saudável, frisamos sempre o ganho para a saúde e isso porque o sobrepeso pode trazer algumas doenças, entre elas, o surgimento das varizes nas pernas. O peso extra aumenta a pressão sobre os membros inferiores sobrecarregando o sistema circulatório como um todo e  os vasos ficam fragilizados obrigando o coração a trabalhar mais para  levar o sangue oxigenado por todo o corpo. Além disso, a gordura acumulada na região abdominal dificulta o trajeto de volta do sangue para o coração e favorece o acúmulo do mesmo nas veias das pernas.

Abandone o cigarro: Fumar traz uma série de problemas de saúde e o agravamento das varizes é mais um dos malefícios do cigarro. A combinação do cigarro com um quadro de pressão alta, ocasiona Insuficiência  Venosa dos Membros Inferiores.

Mexa-se! Não fique parado: Atividades físicas como a caminhada e a corrida melhoram a circulação nas pernas e fortalecem a musculatura da panturrilha, dificultando o acúmulo de sangue nos membros inferiores.  Os exercícios colaboram para reduzir a  pressão arterial e  melhoram a saúde do sistema circulatório como um todo. O ideal é combinar exercícios de fortalecimento muscular com os aeróbicos, como a corrida e ou a caminhada, pelo menos três vezes por semana. Bons motivos para calçar o tênis e começar já, é o que não falta!

Tenha uma alimentação saudável: Parece lugar comum, falar de alimentação saudável, mas se queremos viver bem e livre de doenças, devemos conscientizar-nos de que nosso corpo reflete a nossa alimentação. Procure ingerir alimentos antioxidantes como o abacate e a beterraba, entre outros. Beleza e saúde caminham juntas e quanto mais saudável for o seu estilo de vida,  mais bonita (o) você será. Simples, assim!  Portanto, aproveite nossas dicas de dieta saudável, faça as escolhas acertadas e ganhe pernas bonitas e livre das indesejáveis varizes.

Pílula anticoncepcional: O  uso prolongado de anticoncepcionais com altas concentrações de  hormônios podem agravar o aparecimento das varizes. A alteração hormonal compromete a parede dos vasos sanguíneos, deixando as veias mais frágeis e portanto, mais suscetíveis à formação de varizes. Converse com seu médico sobre anticoncepcionais com baixas taxas de hormônio e ainda sobre outros métodos contraceptivos.

Outras dicas: Procure mudar de posição ao longo do dia, se estiver sentado, levante e caminhe, se ainda não for possível caminhar, exercite a panturrilha, ficando na ponta dos pés, eleve as pernas sempre que possível, as mulheres devem evitar o uso prolongado de salto alto. O uso de  meias de compressão podem ajudar a prevenir ou mesmo agravar um quadro de varizes. O chá de castanha da índia, ingerido 3 vezes ao dia é um aliado natural para amenizar o problema.

Os tratamentos recomendados pelos médicos, em alguns quadros de varizes, são as cirurgias, e em outros o laser e  a escleroterapia são os mais indicados.

Rating: 5.0. From 1 vote.
Please wait...

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here