Fome: aprenda a escutar seu corpo.

0
70

A comida muitas vezes é nossa válvula de escape para ansiedade, frustrações, tristezas e estresse, e assim comemos  mais  do que deveríamos.

Comer quando não estamos realmente com fome  traz uma série de problemas, além do aumento de peso.

Aprender a ouvir os sinais do seu corpo e respeite-os.

Comer no “automático” é um dos fatores que leva ao ganho de peso e ao desequilíbrio no organismo e na saúde, em geral.

O Saudável Brasil traz dicas fundamentais para te ajudar a comer somente quando tem fome e ter o controle sobre suas refeições.

Vem aprender com a gente!

Fuja das guloseimas: As calorias que ingerimos em pequenas porções ao longo do dia, principalmente antes do almoço, nos impedem de sentir fome física e prejudicam o emagrecimento. Aprenda a dizer não para aquela pipoca, os docinhos e até mesmo para o  pedaço de bolo no  escritório. E se estiver realmente com fome, faça boas escolhas como um iogurte desnatado, uma banana com canela ou frutas oleaginosas.

Hora do almoço: Se você comeu pequenas porções antes do almoço, é provável que não esteja com uma fome daquelas. Então, respeite o seu organismo e coma apenas o suficiente para satisfazer a fome daquele momento. Lembre-se! comida de verdade é sempre a melhor opção.

Lanches: Os lanches quando bem escolhidos tem a função de não deixar você faminto ao extremo e com isso sair devorando tudo de uma vez e passar do ponto.

Importante: aprenda a prestar atenção aos sinais de satisfação que seu corpo te envia e pare de comer quando sentir-se satisfeito, tampouco não coma pelo relógio, espere até que sinta fome realmente.

Aprenda a reconhecer os sinais de fome: As vezes como estamos tão acostumados com o modo “automático” que nem reconhecemos os sinais de fome. Não necessariamente você vivencie todos eles, mas se ficar atenta, passa a reconhece-los e a senti-los, o que pode te ajudar a perceber quando realmente é hora de fazer uma refeição.

Confira alguns sinais que seu corpo transmite quando está com fome:

  •  A concentração está difícil;
  •   Tontura;
  • Dorzinha de cabeça incomodando;
  • Irritabilidade aflora;
  •  Estômago dói e produz barulhos;
  •  Sensação de estresse

Dicas que também ajudam a  não comer por impulso.

  • Pergunte a si mesmo:  estou realmente com fome? Preciso ingerir esse alimento agora?
  • Estou me sentindo satisfeito o suficiente?
  • Tem  mais de cinco horas desde a última refeição?
  • Se você reconhecer que seu corpo precisa se alimentar, então só aí, faça sua refeição.

No votes yet.
Please wait...
COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here